Ensaio Cr Tico De Correntes II 2010
Ensaio Crítico: “Mozart: Sociologia de um génio”
Porto, 26 de Junho de
2014
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ensaio Crítico: “Mozart: Sociologia de um génio”
Porto, 26 de Junho de
2014
Índice
Introdução 3
Biografia de Norbert Elias 4
Elias e a Sociologia Figuracional 5
Capítulos da obra 6
“o artista no ser humano” 6
“os anos de formação de um génio” 7
“A juventude de Mozart: entre dois mundos sociais” 9
Conclusões dos capítulos 11
Ilustrações 12
Considerações Finais 15
Bibliografia 16
Introdução:
O seguinte Ensaio Crítico insere-se na disciplina de Correntes Atuais da Sociologia II do 2º ano da Licenciatura em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Neste presente trabalho pretendo utilizar a obra “Mozart: Sociologia de um génio” de Norbert Elias com a finalidade de a caracterizar e abordar de forma crítica.
A obra em si está dividida em duas partes contudo eu não abordei a obra toda, apenas analisei a primeira parte da obra na qual estavam inseridos os seguintes capítulos: “O artista no ser humano”; “Os anos de formação de um génio” e “A juventude de Mozart – entre dois mundos sociais”.
No âmbito destes três capítulos irei aprofundar a questão do génio segundo o ponto de vista de Elias.
Primeiramente farei referência à teoria da Sociologia Figuracional que Elias defende e ao longo do trabalho irei também fazer uma exploração dos capítulos da primeira parte da sua obra. Por fim irei tirar algumas conclusões relativas À genialidade de Mozart.
Para concluir escolhi algumas ilustrações relativas ao tema em si.
Biografia de Norbert Elias: Nascido a 22 de Junho de 1897 em Breslau e morreu a 1 de Agosto de 1990 em Amesterdão. Foi um importante sociólogo Alemão.
Oriundo de uma família judaica sentiu a necessidade de fugir da Alemanha na altura em que vigorava o nazismo, exilando-se em 1933 na França e logo a seguir seguiu para Inglaterra onde