Fichamento ser e verdade
- Quando uma pessoa se “liberta” das sombras, se espera que ela se volte p/ o ser mais verdadeiro. Porem é o contrario, o ser libertado quer voltar p/ as sombras, pois na sombra se tem uma situação mais confortável, com respostas... E quando a pessoa vai p/ a luz, não possui nada e ate se adaptar e achar uma verdade é normal que ela queira voltar. “no terceiro estagio não se retoma a tentativa de libertação no sentido da simples retirada das amarras”.
- Sócrates e Glauco falam como o ser livre da caverna iria se adaptar e começar a ver as coisas na luz aos poucos. Quando visse tudo que a luz oferece ficaria feliz por ter saído da caverna, e desejaria esse mundo. “no terceiro estagio ocorre e se da uma segunda tentativa de libertação. O algemado livre das algemas é arrastado para fora e puxado para fora da caverna e lavado p/ luz do dia, onde se podem fazer determinadas experiências, fenômenos, sombras, imagens refletidas na água... por fim, a luz do dia e o sol. No terceiro estagio temos cerne de toda historia na medida em que compreendemos as conexões: o nexo entre sombra e luz, entre encobrimento nas sombras e desencobrimento na luz; e tudo isso em conexão com a oposição entre preso e livre. Nesse estagio se da a questão de como se ilumina e esclarece nesta historia a essência da verdade.”
16. O modo e a maneira da verdade dependem do modo e da maneira do homem. Portanto a verdade não é subjetiva, depende do pensamento do homem. A transição da caverna p/ luz se da de forma violenta (o ser é arrastado) e ele tenta resistir porque não quer sair da antiga situação. Porem nem o soltar-se das algemas nem a simples saída da caverna são suficientes para levar a termo e ao sucesso a libertação. A libertação so vai acontecer mesmo fora da caverna, com a mudança, quando ele começar a se acostumar com a luz.
- no começo ele vai se acostumar com o que há de mais parecido com o que tinha dentro da caverna. Assim ele não