Sociologia clássica, Marx, Durkheim e Weber de Carlos Eduardo Sell
I – OBRA
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica Marx, Durkheim e Weber. Editora Vozes; 3ª Edição.
II – CREDENCIAIS DA AUTORIA
Carlos Eduardo Sell é pesquisador do CNPQ com pós-doutoramento na Universidade de Heidelberg (Ruprechts-Karl Universität), Alemanha. Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Sua formação básica consiste na graduação em Filosofia, realizada na Fundação Educacional de Brusque, em 1994. Seus estudos de pós-graduação foram realizados na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, onde obteve, em 1997, o título de Mestre em Sociologia Política e, em 2004, o título de Doutor em Sociologia Política. Tem experiência na área de Sociologia, voltando-se prioritariamente para os temas da Teoria Sociológica. Neste momento, desenvolve pesquisa CNPQ (Bolsista de Produtividade em Pesquisa) sobre o pensamento de Max Weber, discutindo os temas da racionalidade e do racionalismo, com ênfase em sua sociologia da religião e em sua sociologia política.Na sua etapa atual, a pesquisa visa compreender o processo de recepção e interpretação da obra de Max Weber no Brasil.
III- DIGESTO
A obra supracitada tem por objetivo introduzir aos estudantes que ainda não tiveram contato com a sociologia clássica, que é a sociologia no pensamento dos seus pais fundadores, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Portanto, a partir da análise da importância das teorias desses três autores, o livro retoma a teoria sociológica e a teoria da modernidade, demonstrando a importância destas reflexões enquanto modelos que nos apontam para os temas básicos da Sociologia.
O saber sociológico, hoje decorrente, trata-se de uma ciência nova, uma forma de conhecimento científico surgida no século XIX. Entretanto para que ocorra a gênese de algo, é necessário que suceda uma série de fatos e causas que concorram para a formação de