Sociologia aplicada
Compreendida a origem da sociologia, concentremo-nos no objetivo central da unidade – a sociologia aplicada. Estudaremos a sociologia aplicada às organizações, ferramenta útil para a compreensão dos procedimentos administrativos. O que isso quer dizer? Muitas vezes as práticas de uma empresa são repetidas ou perpetuadas sem uma reflexão crítica dos motivos de sua utilização. Não sabemos qual a origem de determinada maneira de realizar procedimentos burocráticos ou porque uma empresa é diferente da outra. Veremos algumas explicações de rotinas e estruturas das organizações modernas e procuraremos observar e analisar algumas tendências atuais do desenvolvimento das organizações, sejam estas públicas ou privadas.
Para tal, centralmente nos deteremos na análise das ações sociais e como estas estão inseridas dentro das estruturas. Em resumo, qual a explicação para determinada forma de agir dentro de uma organização. Analisa-se todos os fenômenos sociais, que segundo Castro (2008) definem-se como:
Produto(s) da interação que se concretiza numa configuração – ambiente físico, complexo cultural, momento histórico -, alicerçado em valores e padrões, objetivando uma finalidade psicossocial, econômica, política cultural, conectada com os papéis sociais dos participantes, tendo em vista não só a estabilidade estrutural, mas também as contínuas transformações e respectivos fatores (p. 28).
Isso quer dizer que procura-se compreender quais as motivações dos sujeitos quando agem. Em cada espaço social as pessoas tomam determinadas posturas para atingirem um objetivo específico. O mesmo autor citado acima montou um esquema que pode ser empregado para compreender tal ação, através de fatores envolvidos.
Dependendo do meio em que o sujeito se encontra sua ação será diferente, adaptada a esta situação. Partamos da observação de estruturas simples até as mais complexas, sempre existirão relações sociais com uma quantidade de variáveis