sociolinguística fichemento
2291 palavras
10 páginas
CURSO: LETRAS DISCIPLINA: SOCIOLINGUÍSTICA
PROFª. DRª: ANA DILMA DE ALMEIDA PEREIRA
ALUNA(S): IVANA LÚCIA DE SOUZA SILVA /SEMESTRE: 6º GERCIONEIDE RODRIGUES SILVA /SEMESTRE: 4º
BRASÍLIA, 22/09/2014
ATIVIDADE AVALIATIVA – A1
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. A variação linguística no português brasileiro. In: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 6.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p.79-104. Neste capítulo vamos procurar resumir e sistematizar o que temos visto sobre as características linguísticas – inclusive os traços descontínuos e graduais que distinguem as variedades ao longo do contínuo. (...).
1) Quais as principais características da fala de um brasileiro com antecedentes rurais e rurbanos se comparada à fala de um brasileiro com antecedentes urbanos?
2) Quais as principais características da linguagem de um falante usando estilo monitorado se comparado aos seus estilos não monitorados?
(...) características no âmbito da pronúncia, isto é, no ramo da linguística denominado fonologia, e depois cuidaremos de algumas características no âmbito da morfologia e da morfossintaxe. (p.79)
As principais regras fonológicas de variação no português brasileiro ocorrem na posição pós-vocálica na sílaba. (...) A sílaba é uma emissão de voz marcada por um ápice de abrimento articulatório e tensão muscular que na, língua portuguesa, é sempre representada por uma vogal. Dizemos então que a vogal é núcleo silábico. A vogal silábica pode ser precedida e seguida de consoantes. É justamente a consoante que segue o núcleo silábico – posição chamada pós-vocálica ou de travamento na sílaba. (p.79)
(...) é importante observar que há sete vogais na língua portuguesa e cinco vogais nasais.
As vogais /i/, /u/, /e/, /o/, e /a/ podem, também. Ressoar pelo nariz, ou seja, pela cavidade