Sistema respiratório
As principais funções do aparelho respiratório são:
Ventilação – troca de gases a nível pulmonar. Mecanismo vulgarmente chamado de respiração, no entanto incorrecto, pois respiração encontra-se associado ao consumo de oxigénio, daí o termo respiração ser utilizado para a respiração celular. (Historicamente o oxigénio sabe-se que é essencial a vida e com isso era conseguido através da função pulmonar)
Troca dos gases fundamentais do metabolismo entre o meio externo e o meio interno; o O2 essencial a função celular e o CO2, gás final das reacções de metabolismo celular. Permite o “fornecimento” de O2 ao sistema e a libertação de CO2
Transporte – de O2 e de CO2 desde a atmosfera até ao pulmões e em seguida o transporte é feito a nível sanguíneo. O transporte é feito no pulmão até encontrar uma barreira, barreira essa constituída pela membrana do alvéolo, pelo espaço intersticial e pelo capilar onde ocorrem as trocas finais de gases. Trata-se de um processo de difusão de gases.
Objectivo principal é fornecer O2 ao sistema e celular e libertar CO2.
As funções pulmonares são fundamentalmente a ventilação, a troca de gases, o transporte e o intercâmbio, permitindo a respiração celular, o objectivo central do sistema pulmonar.
No entanto, as funções pulmonares são muito mais.
Hoje, na aula vamos falar sobre o tamanho da caixa torácica, pressão pleural e alveolar, capacidade e volume pulmonar (o que são e como se determinam) e outras funções do aparelho respiratório que não a ventilação.
Na próxima aula, ainda sobre o Aparelho Respiratório, assunto será a circulação e o equilíbrio ácido-base, resultado do equilíbrio de CO2.
O principal músculo respiratório é o Diafragma. Este, em contracção, tem o centro pos-nefrotico no centro, assim a sua biomecânica faz com que o diafragma fique mais rectilíneo; a sua posição em repouso é convexa para cima (para dentro da caixa torácica). A contracção leva a aumento do diâmetro vertical da caixa torácica,