sociolinguistica
O presente trabalho tem como tema ‘O Sistema Fonológico do Português: Matriz Fonológica (vogais, semivogais e consoantes)’, com este, o grupo pretende de forma profunda e sistemática descrever detalhadamente os traços distintivos dos fonemas usuais da língua portuguesa. Tendo em conta que cada língua usa apenas um pequeno grupo de sons que combina segundo regras fonológicas, esse inventário seleccionado por cada língua constitui o seu sistema fonológico, portanto, as unidades constituintes de uma língua são os fonemas. E no que diz respeito ao sistema fonológico da língua portuguesa é de referir que este é tão vasto uma vez que, é composto por vários fonemas. Ainda grupo achou pertinente abordar-se, a classificação desses fonemas que compõem o sistema fonológico tendo em conta que para isso, recorre-se as propriedades que no entanto fazem parte de um conjunto universal de propriedades sonoros, ou seja os traços distintivos.
O trabalho está dividido em quatro partes: na primeira conceptualiza-se o sistema fonológico e faz-se a distribuição dos fonemas do português. Na segunda parte aborda-se sobre os traços distintivos, onde far-se-á menção a classificação e aplicação dos traços distintivos, também falar-se-á sobre a relação entre os traços distintivos e a classificação tradicional. Na terceira parte irá abordar-se sobre identificação de vogais e consoantes com traços distintivos e por fim na quarta parte irá abordar-se sobre a redundância.
O presente trabalho tem como objectivo geral: descrever o sistema fonológico do português tendo em conta a matriz fonológica e têm como objectivos específicos: conceitualizar o sistema fonológico; descrever os traços distintivos; classificar os traços distintivos; identificar os traços distintivos; apresentar a matriz fonológica do português europeu.
No que concerne a metodologia como se sabe, a elaboração de qualquer trabalho científico pressupõe a obediência de certas regras e métodos, neste caso alguns dos