Socioeconomia e Geopolitica
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Com o início da Primeira Guerra Mundial que foi marcada como o primeiro grande conflito internacional da era contemporânea, foi responsável por uma grande revolta. Os valores de racionalistas tão celebrados pelo século XIX, entraram em crise mediante o clima de contendas fomentadas pela intensa disputa econômica da fase concorrencial e financeira do capitalismo, com isso a Inglaterra já não era aquela nação imbatível economicamente, pois perdeu grande parte de suas plantações e de suas indústrias, então isso acabou afetando demais sua capacidade de produzir. Nesse momento os Estados Unidos ganha força e poder econômico com a multiplicação do fordismo e taylorismo como técnicas de produção, o que significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os EUA. Portanto os Estados Unidos agiu de forma diferente dos europeus, pois os ingleses não atribuíram o menor caráter moral ou ideológico a sua dominação econômica. Depois de ocorrer o início da Segunda Guerra Mundial, e a europa continuar sendo mais debilitada por seu novo acontecimento, enquanto as exportações americanas estão cada vez maiores e tendo mais lucro, com o fim de tudo isso EUA começou a gerar uma grande dominação cultural pelo mundo, decretando os interesses e valores do povo.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o