Socioeconomia e geopolitica
Espaço geográfico e organização humana
Agostinho Schneiders
Neste capítulo, desenvolveremos habilidades que permitem ao estudante, no final dos estudos, realizar uma reflexão crítica sobre problemas do cotidiano, identificar e relacionar situações e variáveis, buscar e criticar informações que são vinculadas nas diversas mídias disponíveis, administrar conflitos, interpretar linguagens diversas e projetar ações de intervenção sobre o espaço geográfico, local de ação e atuação do homem.
Seção 1: A produção do espaço geográfico pela sociedade
Seção 2: Meio ambiente e dinâmicas socioambientais
10
Capítulo 1
Seção 1
A produção do espaço geográfico pela sociedade
A palavra espaço é de uso corrente, utilizada tanto no dia a dia como nas diversas ciências, sendo descrita por acepções distintas e numerosos qualificativos. Entre os astrônomos, matemáticos, economistas e psicólogos, dentre outros, utilizam‑se, respectivamente, as expressões espaço sideral, espaço topológico, espaço econômico e espaço pessoal.
Desde os primeiros anos que mantivemos contato com a disciplina de Geografia, nossos professores a relacionavam com o espaço. Por isso, não é raro lembrarmo‑nos de “espaço geográfico” quando nos referimos a essa ciência.
A expressão espaço geográfico ou simplesmente espaço, por outro lado, aparece de maneira vaga, ora estando associada a uma porção específica da superfície da Terra identificada seja pela natureza, seja por um modo particular como o Homem ali imprimiu as suas marcas, seja com referência à simples localização. Portanto, o espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história, que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares.
Adicionalmente a palavra espaço tem o seu uso associado indiscriminadamente a diferentes escalas: global, continental, regional, da cidade, do bairro, da rua, da casa e de um cômodo no