socioeconomia e geopolitica
Dentro de sua área de conhecimento, Milton Santos teve uma posição de destaque, ganhando até mesmo o prêmio nobel da geografia.
Este geógrafo teve uma importante trajetoria dentro da geografia, tendo a capacidade de modificar o ponto de vista de objetos, métodos e temas. Ao longo de sua vida, ele produziu ideias críticas em relação à globalização.
Milton Santos revoluciona o pensamento geográfico, sendo muito respeitado internacionalmente, justamente por ter uma visão diferente das cidades de terceiro mundo, em relação a visão de muitos outros geógrafos.
Um pensamento de grande importância e que por muitos é considerado um pensamento que o faz ser respeitado é de dizer que as mudanças no mundo virão dos países periféricos.
Ele denomina como “homem lento”, aquele que não usufrui da técnica, não está antenado com o mundo tecnológico, um homem da periferia.
2. O espaço geográfico é delimitado por fonteiras, mas ao estudarmos este tópico nesta disciplina, tem-se outra visão sobre isso.
Tendo como base a teoria de Milto santos, nossa visão se amplia, e podemos ver que o espaço geografico deve ser estudado não só sabendo a localização, relevo ou clima, mas também tendo um amplo conhecimento sobre a formação econômica e social de cada lugar, pois conhecendo isto, conheceremos como realmente é aquele lugar e os povos que lá habitam.
3. Muitos julgam a capacidade de consumir como sendo sinônimo de desenvolvimento, no entanto. O consumismo, assim como traz pontos positivos para o país, também pode trazer pontos negativos.
Um ponto positivo que pode ser detacado é o superáfit que o país produtor recebe tanto economicamente quanto em relação ao número de empregos que gera, diminuindo assim, o desemprego. E um ponto negativo a ser destacado é a