socio
O estudo das Instituições Sociais é algo de grande importância para entendermos sobre a organização das sociedades.As Instituições Sociais são entendidas como normas, práticas, valores ou atitudes que se consolidam na sociedade, fazendo, parte do comportamento social dos indivíduos. Mesmo não tendo o peso de um ordenamento jurídico, as Instituições são elementos de grande valia, para podermos entender o funcionamento e a organização da sociedade.
A Família : Está ligada a regulamentação dos parentescos, da procriação, das relações sexuais e das transmissão dos componentes intermentais básicos da sociedade . Segundo a maioria das obras sobre a sociologia, a instituição familiar é a primeAntes de se definir como um membro da sociedade, a pessoa constrói a sua identidade, sobre os valores morais da sua família, mesmo sem saber que esses valores são impostos pela sociedade de uma forma geral.ira forma de socialização, criada pelas culturas humanas. Antes de se definir como um membro da sociedade, a pessoa constrói a sua identidade, sobre os valores morais da sua família, mesmo sem saber que esses valores são impostos pela sociedade de uma forma geral.
Monogâmica:Um cônjuge apenas. Poligâmica:Mais de um cônjuge Poliandria:Uma mulher com dois ou mais homens. Poliginia:Um homem com várias mulheres .
FORMAS DE CASAMENTOS
Endogamia: casamento permitido dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Exemplo: sociedades primitivas, sistema de castas na Índia e algumas famílias do Nordeste brasileiro.
Exogamia: união com alguém de fora do grupo, religião, raça ou classe social diferente. Exemplo: sociedades modernas.
O Estado: Consiste em uma criação fictícia das sociedades para representar o ordenamento geral de uma sociedade. Tal instituição tem o papel de regulamentar as relações sociais e políticas, tendo em vista os mecanismos de controle social. A idéia moderna de contrato social é um dos maiores exemplos de que o Estado é