pesquisa de mercado e comportamento do consumidor
Maria Valéria Pereira de Araújo (UFPB) valeriaraujoufpb@gmail.com
Sueide Maria da Silva (Faculdade Câmara Cascudo) smsilva2006@gmail.com
RESUMO: Produtos de marcas próprias consistem naqueles produtos ou marcas que pertencem a varejistas, atacadistas, associações ou qualquer outro distribuidor de bens de consumo, desde que comercializados exclusivamente no inicio em estabelecimento próprio.
Foram pesquisados 375 clientes habituais de produtos de marcas próprias, que encontravamse no ponto de venda da empresa. Os resultados mostraram que, de uma maneira geral, os clientes estão satisfeitos com os preços praticados e com a qualidade desses produtos. Por outro lado, mostram-se cada vez mais exigentes, no momento que buscam também, os atributos que levam em consideração na seleção e decisão de compra dos produtos tradicionais, tais como: garantia, fidelidade, satisfação, credibilidade, variedade, benefícios, visualização no ponto de venda e embalagem. Observou-se assim, que nesses atributos os resultados apresentaram uma relativa insatisfação por parte dos consumidores, podendo interferir na fidelização e na imagem da empresa. Conclui-se que as empresas varejistas que dispõem de produtos de marcas próprias deverão desenvolver ações mercadológicas especificas para conquistar e manter o público-alvo satisfeito.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing; Comportamento do Consumidor; Pesquisa de Mercado;
Marcas Próprias.
Área temática: Engenharia do Produto
1. Introdução
Este trabalho procurou estudar como o consumidor percebe e avalia os produtos alimentícios de marcas próprias, de uma grande empresa varejista mundial. Marcas próprias, entendidas como marcas de produtos desenvolvidos e vendidos com exclusividade por uma determinada organização varejista (com ou sem o nome da empresa). O envolvimento e desenvolvimento e especificação de produtos com marcas