socio
Celine oliveira nº07
Trabalho
De
Sociologia
E.E Prof. Ernesto Thenn de barros
2013
Índice
Introdução
Violência Simbólica
Violência psicológica
Violência física
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho falara sobre tipos de violência, a violência simbólica, psicológica e física.
Tipos de Violência
Violência simbólica
O conceito de violência simbólica foi criado pelo pensador francês Pierre Bourdieu para descrever o processo pelo qual a classe que domina economicamente impõe sua cultura aos dominados. Bourdieu, juntamente com o sociólogo Jean-Claude Passeron, partem do princípio de que a cultura, ou o sistema simbólico, é arbitrário, uma vez que não se assenta numa realidade dada como natural. O sistema simbólico de uma determinada cultura é uma construção social e sua manutenção é fundamental para a perpetuação de uma determinada sociedade, através da interiorização da cultura por todos os membros da mesma. A violência simbólica se expressa na imposição "legítima" e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, reproduzindo as relações do mundo do trabalho. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima deste processo: ao contrário, o oprimido considera a situação natural e inevitável. A violência pode ser classificada pelo tipo de manifestação como sendo física, sexual, psicológica e simbólica. É importante diferenciarmos a violência psicológica da violência simbólica.
A violência simbólica se baseia na fabricação de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo com critérios e padrões definidos por alguém. Trata-se da construção de crenças coletivas e faz parte do discurso dominante.
Como exemplo de violência simbólica fomentados pela religião pode citar o machismo (pois a mulher entregou a maçã a Adão), o