Método de Partida de Motores
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os diferentes métodos de partida de motores trifásicos utilizados na industria citandos as vantagens e desvantagens de cada um.
As etapas do projeto compreendem desde o estudo teórico de motores e dispositivos de seccionamento e proteção até a interpretação de situações para decidir qual partida será mais bem instalada.
Além disso, serão citadas as aplicações em que cada partida irá operar melhor.
Palavras-chave: Palavras. Chave. Aplicações.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Dentro do setor industrial, o consumo de energia está estimado uma grande parte nos motores elétricos, o que evidência a grande importância do conhecimento por parte dos engenheiros e técnicos para este tipo de equipamentos. Este trabalho terá como foco os tipos de acionamentos e partidas desses motores trifásicos. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas e equipamentos mecânicos, onde a seleção correta para cada aplicação no processo industrial torna-se fundamental, pois durante a partida, os motores solicitam da rede de alimentação uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a sua corrente nominal. Nestas condições, o circuito, que inicialmente fora projetado para transportar a potência requerida pelo motor, é solicitado agora pela corrente de acionamento durante certo período de tempo. Em consequência, o sistema fica submetido a uma queda de tensão normalmente muito superior aos limites estabelecidos para o funcionamento em regime, podendo provocar sérios distúrbios operacionais nos equipamentos de comando e proteção, além de afetar o desempenho da iluminação, notadamente a incandescente. Bem como a escolha de um sistema de partida torna-se muito importante para garantir a vida útil, o custo, a confiabilidade do sistema e até o desempenho do motor para a aplicação a que foi determinado, onde se