Socio-institucuinal

501 palavras 3 páginas
1 Caracterização Socio-institucional

1.1 Contextualização histórico

b) Instituição: (CREAS) Centro de Referencia Especializado de Assistência Social unidade pública estatal, de referencia de prestação de serviços especializados e continuados as famílias com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social. Dentre outros serviços oferece atendimento psico-social sistemático, individual e em grupo inclusive com orientação jurídico-social em caso de ameaça ou violação de direitos e de violência expressos em maus tratos , negligencia , abandono, discriminaçãoes , dentre outros resgatando vínculos familiares e sociais.
As situações de violência física, psicológica,abuso e exploração sexual são expressões da questão social estando relacionada as questões de exclusão, vulnerabilidade e risco decorrente do contexto social , econômico,político e cultural
Do país é resultado de reflexões feitas a cerca de uma realidade vivenciada junto ao Centro de Referencia - Especializado em Assistência Social (CREAS), no município de Coremas – PB.
Na perspectiva de potencializar a ação para os seus usuários , envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado e especializado.Os novos paradígmas jurídico da Constituição Federal de 1988 aliados ao Estatuto da Criança e do Adolescente ECA instituído pela lei 8.069/1990 contribuíram para a formação de uma opinião publica defensora dos direitos da criança e do adolescente como também a criação de estratégias, de ação e de combate a violência . o município de Coremas reforça este quadro conjuntural de agudiizamento da questão social estando inclusive na rota interistadual da prostituição. Neste sentido no ano de 2007 foi implantado o no município de Coremas o (CREAS) visando contribuir com o desenvolvimento de ações garantidoras dos direitos da cidadania..
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS)

Relacionados

  • asdasd
    1788 palavras | 8 páginas