SOCIO Historia E Desenvolvimento
Cada individuo tem um pensamento, um desejo, uma necessidade diferente. Além dos impulsos naturais e essenciais para a sobrevivência, temos vontades e opiniões que queremos expressar e que sejam respeitadas.
Agora como podemos satisfazer esses desejos individuais e ainda assim, mantermos um convívio organizado e civilizado com a sociedade ?
E ai que eu vejo a importância da sociologia, para podermos entender como o individuo se porta individualmente e depois entendermos como ele se porta ou deve se portar em uma sociedade.
Concessões devem ser feitas de todas as partes, e por isso que além de um sistema de leis que mantem a ordem, o bom senso ou o senso comum deve ser levado em conta e entrar na balança. Se não houver um senso comum entre os indivíduos o caos se estabelece na sociedade. Quando algum individuo nada contra a corrente, o sistema que organiza a sociedade, deve entrar em ação ate com ajuda de punição caso necessário.
As vezes o que e comum em uma sociedade e uma atrocidade na visão da outra, em alguns países do oriente médio a mulher e considerada inferior e pode ate receber acido na cara sem poder reclamar. Cada sociedade tem sua cultura, costumes , legislação e um senso comum também proveniente disso.
Hoje com tanta variedade de pensamentos e opiniões o homem vem perdendo sua capacidade de julgar o que e certo ou errado, por isso a importância de uma ciência que estude e nos faça refletir sobre o individuo e sua atuação na sociedade.
3-
Para Saint-Simon a Revolução Industrial causou uma mudança no pensamento geral da sociedade que estava em processo de rompimento com o Feudalismo.
O Iluminismo e o Industrialismo prepararam o terreno para uma nova e positiva reorganização das estruturas sociais. Simon acreditava que a racionalidade econômica burguesa era a chave para isso.
Essa nova sociedade industrial conseguiria manter a ordem entre as classes , oferecendo satisfação suficiente para gerar uma acomodação generalizada.
Ele idealizou um