Sociedade
LIDERANÇA E CHEFIA
Todo líder não deixa de ser um “chefe”, mas nem todo chefe é um líder.
O chefe dá ordens e se esconde atrás do cargo, já o líder motiva o seu pessoal a caminhar com ele em direção aos objetivos organizacionais.
O líder é um orientador, um facilitador da evolução de sua equipe, não usa o cargo para impor a sua importância. Por ser preparado sob liderança, ele sabe que sua importância não pode ser imposta por ele, tem de ser reconhecida pelas pessoas que o cercam. Esse reconhecimento social é também denominado de aceitação ou de legitimidade. A liderança é um processo de influenciar pessoas e grupos para atingirem resultados (objetivos e metas) para a organização. Há pessoas que são líderes natos, outras não. Por outro lado, a capacidade de liderança pode ser aprendida e as pessoas comuns, uma vez preparadas, podem se tornar líderes incomuns.
ESTILOS DE LIDERANÇA
LIBERAL
Também
chamado
Laissez-faire.
O
de líder liberal não se impõe perante o grupo e, por isso, não é respeitado.
Este estilo de liderança promove o individual e as discussões pessoais.
DEMOCRÁTICO
O líder democrático promove a amizade e o
bom
relacionamento entre o grupo e desenvolve um ritmo de progressivo seguro. trabalho e AUTOCRÁTICO
O líder autocrático é dominador, o que intimida, provocando tensões e frustrações no grupo. LIDERANÇA SITUACIONAL
Consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores. Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto dos seus