Sociedade e ética do professor
SOCIEDADE E A ÉTICA DO PROFESSOR valoriação do professor
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico; Psicologia da Educação I;Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação.
Prof. Bernadete Strang; Carlos Eduardo Gonçalves; Marcia Bastos e Okçana Battini.
SAO LOURENÇO D OESTE SC
2012
Introdução
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de qualidade de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feio. A escola ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a escensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor. Falarei um pouco sobre a valorização dos professores, em que estado ela se encontra, como está indagada no Brasil e como está suporta o trabalho do professor na sociedade.
valoriação do professor
Quando pensa-se na Educação brasileira, e o grande desafio evidentemente é a Educação de qualidade para todos, precisa pensar em um pacto entre o professor e o aluno.
Em fase das mudanças o profissional da Educação necessita ter um novo olhar em relação à leitura de mundo e da condição humana. Ele nos apresenta novas concepções de Educação, que tanto o professor quanto a professora almejam alcançar neste complexo universo da modernidade.
A racionalidade é complementada pela intuição e sentimento. Então, começa-se, a questioar diversos elementos dialéticamente contrapostos na Educação.
Sendo assim, o aluno e o professor tende a ser entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica histórica da sociedade. O homem é um ser social e faz parte das relações sociais, isto posto, a escola