Sociedade e Tecnologia
As 20 grandes perguntas da ciência
Da natureza do universo (isto é, se houver apenas uma) à serventia dos sonhos, ainda há muitas coisas que não sabemos -- mas poderemos saber em breve por The Observer — publicado 08/09/2013 09:36, última modificação 09/09/2013 08:46
SXC
No Universo estão vários dos mistérios da humanidade
Leia também
Qual é o habitat do ser humano?
As origens do vício
Preconceito disfarçado de ciência
O destino de Alcântara
Por Hayley Birch, Colin Stuart e Mun Keat Looi
1. De que é feito o universo?
Os astrônomos enfrentam um enigma embaraçoso: eles não sabem de que são feitos 95% do universo. Os átomos, que formam tudo o que vemos a nosso redor, respondem por ínfimos 5%. Nos últimos 80 anos ficou claro que a maior parte do resto é composta de duas entidades sombrias -- a matéria escura e a energia escura. A primeira, descoberta em 1933, age como uma cola invisível, ligando galáxias e aglomerados de galáxias. Revelada em 1998, a segunda empurra a expansão do universo a velocidades cada vez maiores. Os astrônomos estão se aproximando das verdadeiras identidades dessas intermediárias invisíveis.
2. Como a vida começou?
Há 4 bilhões de anos, alguma coisa começou a se mexer na sopa primordial. Algumas substâncias químicas simples se uniram e criaram a biologia – surgiram as primeiras moléculas capazes de se replicar. Nós, humanos, somos ligados pela evolução àquelas primeiras moléculas biológicas. Mas como as substâncias químicas básicas presentes na Terra primitiva se organizaram espontaneamente em algo semelhante à vida? Como obtivemos o DNA? Qual era a aparência das primeiras células? Mais de meio século depois que o químico Stanley Miller propôs sua teoria da "sopa primordial", ainda não chegamos a uma conclusão sobre o que aconteceu. Alguns dizem que a vida começou em poças quentes perto de vulcões; outros, que ela foi provocada por meteoritos que caíram no mar.
3. Estamos sós no universo?
Talvez não. Os