Sociedade e Cultura - Exercícios Durkheim
1. Durante o processo histórico da civilização, a sociedade tem se organizado conforme os meios materiais de produção, ou seja, de acordo com as possibilidades concretas de existência, que definem o modo objetivo e subjetivo de produzir a vida em todos os aspectos.
R.: O modo objetivo refere-se aos meios provedores da existência, como por exemplo: os alimentos e as roupas. A forma subjetiva relaciona-se aos preceitos éticos e os valores morais de uma sociedade.
2. Auguste Comte em suas pesquisas levou‐no a identificar na sociedade dois movimentos vitais, o movimento dinâmico e o movimento estático. Define-os.
R.: Dinâmico era aquele que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização. Estático era o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social, isto é, as instituições que mantinham a coesão e garantiam o funcionamento da sociedade: família, religião, linguagem, direito.
3. Como os positivistas manteriam o equilíbrio entre os aspectos estáticos e os aspectos dinâmicos, isto é, entre a ordem e o progresso?
R.: Os positivistas respondem aos anseios de organização e controle da sociedade justamente com ideias de ordem e progresso, procurando ajustar todos os indivíduos às condições estabelecidas, que garantiriam o melhor funcionamento da sociedade.
4. Por que para Durkheim a função básica da sociedade é justamente transmitir valores morais?
R.: Durkheim se propôs a construir a Sociologia como uma ciência autônoma, que deveria analisar a sociedade cientificamente, com racionalidade. Ao mesmo tempo, procurou conhecer cientificamente a sociedade, para que a partir desse conhecimento da ciência pudesse compreender a sociedade e fazer as intervenções necessárias na realidade social, a fim de ordená-la. Tinha uma visão otimista da sociedade industrial.
5. O que é a sociedade e as leis sociais para Durkheim ?
R.: Para este autor todas