unidade web
Os sinônimos são palavras "da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matizações de significado".
O conhecimento e o uso dos sinônimos é importante para que se evitem repetições desnecessárias na construção de textos, evitando que se tornem enfadonhos.
-Sinônimos perfeitos:
São os vocábulos que têm significado idêntico. Exemplos: bonito — belo após — depois língua — idioma morrer — falecer avaro — avarento catorze — quatorze léxico — vocabulário escarradeira — cuspideira
Sinônimos imperfeitos:
São os vocábulos cujos significados são próximos, porém não idênticos. Exemplos: cidade — município córrego — riacho belo — formoso gordo — obeso feliz — alegre
-1.2 Antonimos:
È o nome que se dá à palavra que tenha significado contrário (também oposto ou inverso) à outra. bendizer e maldizer; simpático e antipático; progredir e regredir; concórdia e discórdia; ativo e inativo; esperar e desesperar; comunista e anticomunista; simétrico e assimétrico.
-1.3 Sentido Proprio/ Figurado:
O sentido próprio e o sentido figurado das palavras devem ser compreendidos principalmente para evitar estas ambiguidades. Através deste artigo você irá conferir o que são estes sentidos e compreender melhor como melhorá-los.
O que é sentido próprio?
O sentido próprio ou também conhecido como literal é aquele que pode ser interpretado como o sentido mais usual ou básico da palavra ou expressão. Este seria o sentido literal da palavra, o sentido comum que costumamos dar a ela. Este, por sua vez, não precisa de um contexto para ser compreendido. Qual a palavra é utilizada com seu sentido costumeiro, possui um valor denotativo.
Exemplo:
A) O avião decolou esta manhã.
B) Sua amiga é um avião.
Na letra A) temos o sentido literal da palavra avião.
Na letra B), vemos a mesma palavra em seu sentido figurado, simbolizando uma beleza