Sociedade egipcia antiga e atual
SOCIEDADE EGÍPCIA ANTIGA E ATUAL
Nome: Beatriz Bolinelli
Número: 04
Série: 2°B
Prof: Lilia
Sociologia
Agosto – 2013 Curitiba Introdução A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
A sociedade egípcia atravessa, nos últimos anos, uma das suas piores fases e o povo deste país desconhece e, por isso, desvaloriza a sua própria cultura, mal trata-a e nutre por si mesmo uma auto-estima faminta. É impressionante ver como um dos países mais ricos do mundo em cultura, em História, em recursos naturais, em metais, em produções agrícolas, em estruturas turísticas, etc, Pode ser tão pobre e tenha de recorrer a ajuda de países estrangeiros.
Egito Antigo A sociedade era dividida por grupos sociais, onde cada um exercia uma função:
O faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.
Escrita no Egito Antigo: A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e