Sociedade dos poetas mortos
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM:
IVANI NEVES MIRANDA
CAETITÉ/BA
2013
IVANI NEVES MIRANDA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM:
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Aprendizagem do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação e Formação Teológica – IFETE, como requisito parcial para obtenção de nota.
Professor(a): Gina Lúcia Gomes.
CAETITÉ/BA
2013
AVALIAÇÃO: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
1 – Identifique as principais características do processo ensino-aprendizagem vigente na escola em questão:
R = A escola era um tipo de internato para alunos do sexo masculino. A mesma tem uma forma de ensino tradicional e rígido, baseado em princípios de honra, tradição, disciplina e excelência, onde os alunos são preparados para ingressarem nas melhores universidades. Possui um método de ensino no qual os alunos não devem questionar, criar, expor opiniões, apenas serem preparados com um estilo pedagógico científico, para que possam ser futuros médicos, advogados, engenheiros. Dessa forma a literatura e a arte dramática são deixados de lado.
2 – Esclareça a proposta de trabalho do professor de literatura:
R = O professor Keating adota um método divergente do internato tradicional, entra em sala de aula querendo descontrair os alunos. Keating incute nos estudantes o desejo de viver intensamente, com aulas ao ar livre, incentivando os alunos a criar, opinar, fazer coisas espontâneas. Rompendo com o tradicional, Keating mostra um novo método de relação aluno-professor firmado em uma vivência democrática, dinâmica e interativa, assim seus alunos começam a tomar gosto pela literatura e as aulas começam a surtir efeito.
3 – Compare o método da escola e do professor de literatura com as propostas sugeridas por Bruner, Ausebel e Wallon:
R = A escola tinha um método de ensino rígido e tradicional, os alunos tinham que ouvir tudo dos professores em silêncio e sem questionar, portanto