Sociedade dos Poetas Mortos e a Sociologia
Tendo em vista que a Sociologia, estuda a sociedade, o homem e suas relações sociais, e destaca a importância dos movimentos sociais, no filme é ratificado esses movimentos, como a escola, a família e o grupo de jovens, porém estes tem objetivos diferentes, proporcionando concepções diferentes e produções de cunho social.
No caso do filme, a escola, tinha por objetivo formar jovens com métodos rígidos e tradicionais, não deixando os jovens exporem suas ideias. Já as famílias dos jovens, tinham por objetivo muitas vezes por meio dos jovens, de realizar os sonhos dos pais, se formando e se preparando para o futuro, para melhores profissões, sem levar em conta o sonho desses jovens, e sim o deles próprios. E o grupo de jovens, tinha por objetivo realizar seus sonhos, aproveitando seus dias intensamente.
Émile Durkheim, confiava na sociedade capitalista e destacava que ela era um organismo vivo, cada parte trabalha pelo todo. Ele defende que a escola conservava a sociedade, e isto era o que a escola no filme fazia, formava jovens com a intenção de manter o sistema vigente. Ou seja, Durkheim acreditava que o professor manipula quem for “contra o sistema”, que a sociedade impõe nas suas escolhas e interesses, ou acreditava que o conformismo seria um fator social, a educação ditada pelas regras da instituição era inatingível na visão filosófica o indivíduo era frágil para contrariar aquela educação, em um trecho do filme o diretor da escola questiona o professor a respeito da forma de ensinar