Teologia
077
Batista - A história academicamente sobre a origem das Igrejas Batistas é a sua incepcao como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterda, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth era pastor da igreja anglicana e discordava de alguns pontos da doutrina da igreja, examinado a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja constituindo-se assim a Primeira Igreja Batista organizada. Até então o batismo não era por imersão. Em 1644, a confissão de Londres, foi a primeira a defender o imersionismo no batismo, prática que tornou comum a todos os batistas.
Depois da morte de John Smyth e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada na Holanda desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys organizou a igreja batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. Nos Estados Unidos a primeira Igreja Batista nasceu através de Roger Williams, Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde hoje sua principal denominação, a Convenção Batista do Sul, conta com quase 15 milhoes de membros.
Em 1871, o primeiro grupo batista em Santa Bárbara SP, fundou em 10 de setembro a Primeira Igreja Batista em solo brasileiro, os fundadores foram os pastores Richard Ratcliff e Robert Porter Thomas .
Em 2006, segundo o IBGE a Convenção Batista Brasileira (CBB) possuía 6000 igrejas organizadas, 1200 congregacoes ou missões espalhadas em todo o território nacional e