Sociedade da informação
O tema escolhido pelo nosso grupo foi “O impacto da sociedade da informaçao na vida quotidiana”
O que é a sociedade da Informação?
Desde a década de 80 que temos assistido a fenómenos sociais, havendo assim uma necessidade de os explicar. As TIC encontra-mse na base destes fenómenos.
Um dos primeiros autores a referir o conceito de Sociedade da Informação foi o economista Fritz Machlup, num livro publicado em 1962, "The Production and Distribution of Knowledge in the United States". No entanto, o desenvolvimento do conceito deve-se a Peter Drucker que, em 1966, no bestseller The Age of Discontinuity, falou pela primeira vez numa sociedade pós industrial em que o poder da economia – que, segundo o autor, teria evoluído da agricultura para a indústria e desta para os serviços - estava agora assente num novo bem precioso: a informação. DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO: forma em como a informação é exposta à sociedade através das Tecnologias de Informação e Comunicação no sentido de lidar com a informação e que toma esta como elemento central de toda actividade humana. Segundo Luís Manuel Borges Gouveia, a Sociedade de Informação está baseada nas tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios electrónicos, como a rádio, a televisão, telefone e computadores, entre outros. Estas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, económicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação.
Podemos considerar os Computadores, Internet, telemóveis, telefone, relações à distância, etc, como exemplos das características da sociedade de informação. Podemos destacar dois factores que influenciam e condicionam a sociedade de informação: alterações verificadas ao nível da produção/edição da informação e a escala em que a informação é difundida/recebida.