Sociedade alternativa
ATIVIDADE AVALIATIVA
N: 1 DE SOCIOLOGIA
4º BIMETRE
VALOR: 2,0
APRES 2,0
“SOCIEDADE ALTERNATIVA”
FAMILIA
NOME: KETLYN N: 15 MICKAEL N: 17 POLIANA N: 20 SUELEN N: 23
3MAM1
CURITIBA 2014
INTRODUÇÃO
Ao tomar a família como unidade de análise, a sociologia encarou-a como um grupo social inconfundível face aoutros grupos sociais. A família assume formas e funções diferentes conforme o tempo e o espaço em que se situa.Tem variado muito desde meados do século XIX noscontextos de implantação da industrialização, mas foi sobretudo nas últimas três décadas do século XX que mais sofreu mutações nas sociedades industrializadas. A sociologia da família estuda factos tão diferentes como o casamento, sua duração e estabilidade, a escolha do cônjuge, a dimensão da família, a procriação voluntária,os papéis feminino e masculino, as relações de casal, o papel central da criança, o novo estatuto de adolescente, ou as relações de parentesco alargado.
DESENVOLVIMENTO
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição ao longo da história em todos os agrupamentos humanos não se limitou apenas ao aspecto da procriação e preservação da espécie, mas tornou-se um fenômeno social.
As famílias são consideradas grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade dos sentimentos entre as pessoas, fato que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea. Assim, os laços que unem os indivíduos