Socializacao
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIRECÇÃO NACIONAL DO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO “23 DE MARÇO”DE
MENONGUE
CURSO DE: CONTABILIDADE
TÍTULO: A ATITUDE CIENTIFICA
IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO (INDIVÍDUAL)
LOCAL: MENONGUE
ANO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL: 28 DE OUTUBRO DE 2014.
NOME: BUNDI SIMUNJI MANDANDI
Nº: 10
CURSO: CONTABILIDADE
MORADA: MENONGUE
TEMA: ATITUDE CIENTÍFICA
TITULO: ATITUDE COSTUMEIRA
INTRODUÇÃOA Sociologia, enquanto ciência, procura distanciar-se do senso comum e dos preconceitos sociais, visando estudar os fenómenos sociais e as relações entre diferentes variáveis. Ao se distanciar ou estabelecer uma ruptura como o senco comum, o sociólogo pretende estudar os factos com a máxima objectividade, evidenciado uma cientifica.
A ATITUDE CIENTIFICA.
A ciência nada mais e que o senso comum refinado e disciplinado. O que distingue a atitude cientifica da atitude costumeira ou do senso comum?
Antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossa adesão imediata as coisas, de ausência de crítica e da falta de curiosidade por isso, ali onde vamos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e, em certos casos, afastadas. Delimitar ou definir os fatos a investigar, separando-os de outros semelhantes ou diferentes;
Estabelecer os procedimentos metodológicos para observação, experimentação e verificação dos fatos; construir instrumentos técnicos e condições de laboratório específicas para pesquisa; elaborar um conjunto sistemático de conceitos que formam a teoria geral dos estudados, que controlem e guiem o andamento da pesquisa, alem de amplia-la com novas investigações, e permitam a previsão de fatos novos a partir dos já conhecidos:
Esses são os pré-requisitos para a constituição de uma ciência e as exigências da própria ciência.
A ciência distingue-se do senso comum porque este e uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas,