Socialismo no sec XXI
No dia 1 de Janeiro de 1994, surge o levante mexicano entitulado Exército Zapatista de Libertação Nacional, que vem lutando contra a exploração tanto da terra quanto de seus direitos que perdura por tanto tempo. Apoiando-se no artigo 39 de sua Carta Magna, que perscreve o "governo para o povo e pelo povo", legitimam sua luta contra o Estado e o Exército Mexicano. Neste âmbito, a luta se apresenta num levante do povo numa orientação Guevarista, uma vez que a guerra de guerilha se mostra como ferramenta motriz do levante, tanto quanto o patriotismo.
A meta a ser atingida é a liberdade e a emancipação da população assim como a integração desta ao levante, sem nunca esquecer que a luta do patriotismo não se encerra nas fronteiras, visto que o poder estrutural do neoliberalismo, causa da perpetuação do poder opressor do Estado e do Dinheiro, só poderá ser enfrentado em âmbito global. Assim, em sua carta ""Convocação da Conferência Intercontinental Contra o Neoliberalismo e pela Humanidade""
O representante do ENLN, "Subcomandante Marcos", expõe seu discurso acerca das injúrias e crimes contra a dignidade que o neoliberalismo inflinge.
Primeiramente, se faz