Sociabilidade
Quais são seus elementos?
Seus elementos são: atores, cenários, elementos de cena, elementos dos bastidores da cena são destacados e, colocados no seu papel e apresentados de tal forma que permita a quem procura entender o mundo que o cerca selecionar o que é relevante, o que traz conseqüências, o que se liga a que, situando fatos e atores nas suas devidas dimensões.
Seus atores O ator é alguém que representa que encarna um papel dentro de um enredo, de uma trama de relações. Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma idéia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. Uma classe social, uma categoria social e um grupo podem ser atores sociais, mas a idéia de “ator” não se limita somente a pessoas ou grupos sociais. Instituições também podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, emissoras de televisão, igrejas.
Quais os autores?
Seus autores são: Marx, Weber
Bibiografia ANDERSON, Perry. "The Antinomies of Antonio Gramsci". New Left Review, n o 100, 197.
BRENAN, Gerald. The spanish labyrinth. An account of the social and political background of the spanish civil war. Londres: Cambridge University
Press, 1974 (1 a ed., 1943).
DOBRY, Michel. Sociologie des crises politiques. Paris: Presses de la Fondation
Nationale des Sciences Politiques, 1986.
ELSTER, Jon. Making sense of Marx. Cambridge University Press, 1985.
ENGELS, F. "Introdução" a Marx, K. "As Lutas de Classe