SOBRE O REALISMO E NATURALISMO
- Influências ideológicas:
a) Positivismo de Auguste Comte
b) Determinismo de Hipolite Taine
c) Evolucionisma de Charles Darwin
d) Os estudos de Karl Marx e Engels
SOBRE O POSITIVISMO
- O positivismo nasce em reação idealismo: ele prega a valorização da experiência imediata e pura, baseada no empirismo. Ele pressupõe a análise objetiva da experiência – não a interpretação como o idealismo;
- “O fato é divino”, dizia Àrdigo. O pensamento positivista está ligado ao campo prático, técnico e aplicado; o positivismo admite como fonte única de conhecimento e critério de verdade, a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis. Não há espaço para a metafísica idealista que pretende interpretar a realidade, considerando abstrações e reflexões sobre o fato;
- Para o positivista, o que importa é a materia, o fato; daí concluirmos sobre a crítica materialista que pretende analisar as ideologias econômico-sociais.
SOBRE O DETERMINISMO
- Para Hipolite Taine, o DETERMINISMO- que prega que o homem é produto do meio (social e/ou natural), do momento e da raça a que pertence.
SOBRE O EVOLUCIONISMO
- Darwin, que em sua obra "A Origem das Espécies" funda o EVOLUCIONISMO, doutrina científica que afirma a seleção natural e defende a concepção do aprimoramento progressivo das espécies de seres vivos (dos que conseguiram se adaptar ao meio e, por conseguinte, passar pelo processo de seleção natural), em especial a espécie humana (analisada como um animal como outro qualquer).
- A polêmica da Evolução das Espécies: atentado contra a teologia?
OS ESTUDOS DE KARL MARX E ENGELS
- Nessas questões, os estudos de Marx e Engels evidenciam a sociedade de classes (capitalista), formada por uma multidão miserável - o proletariado ou CLASSE DOMINADA - subordinada à burguesia capitalista ou CLASSE DOMINANTE: uma sociedade "piramidal". Tais estudos mostram a urgência de mudança no sistema: inverter a pirâmide, aderir ao SOCIALISMO.