As Fronteiras Das C Lulas
Nos estamos aqui pra falar de uma coisinha que não parece muito importante, mais se você perceber e prestar bastante atenção nessa coisinha, vai perceber a grande importância que ela tem na sua vida.
Estamos falando da "Membrana Plasmática". Vamos falar melhor o que é esse plastiquinho (como podemos chamar) a partir do momento em que começarmos nos aprofundar nesse tema.
A membrana celular é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular (que pode ser a matriz dos diversos tecidos).
Composição Química Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. As membranas animais possuem ainda o colesterol, e as células vegetais possuem outros esteróis, importantes para o controle da fluidez das membranas. Em certa temperatura, quanto maior a concentração de esteróis, menos fluida será a membrana.
Principais características da membrana celular A membrana celular é responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular e pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Por ser o componente celular mais externo e possuir receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como hormônios. As membranas celulares possuem mecanismos de adesão, de vedação do espaço intercelular e de comunicação entre as células. Osmicrovilos ou microvilosidades são muito frequentes e aumentam a superfície celular. Não confundir a membrana celular com a parede