Sobre o que é HUB
Hub é um dispositivo que tem a finalidade de interligar computadores de uma rede local, multi tomadas RJ45 que amplia o sinal da rede e no momento em que recebe a informação, envia para todos os computadores da rede ao mesmo tempo não distinguindo a quem os dados devem ser enviados. Funcionando como uma peça central repetidora atua na primeira camada do modelo OSI.
Divididos em duas categorias a dos Hubs Ativos e dos Hubs passivos. O hub ativo possui repetidores em suas portas de conexão RJ45 onde restaram e ampliam o sinal quando passam por elas; Já o Hub passivo não disponibiliza em suas portas de saída RJ45 dispositivos que restaure a amplitude do sinal que passa por elas. HUB PONTO(S) FORTE E PONTO(S) FRACO
PONTO FORTE - Visibilidade – Usar um hub permite interceptar comunicações através de um analisador de protocolo de rede, muitas vezes chamado de "sniffer". Seu preço acaba sendo mais acessível do que o de um switch.
PONTO FRACO – Ele recebe e envia dados para todos os dispositivos conectados a ele não distinguindo a qual cabe a informação,sendo assim no momento em que está ocorrendo o procedimento,nenhum outro computador consegue enviar o sinal sendo assim o processo acaba sendo mais lento. MÍNIMO E MÁXIMO DE PORTAS
Existem Hub de 8 até 32 portas podendo adaptá-lo de um hub para o outro utilizando um cabo cross-over
TIPO(S) DE REDE QUE UTILIZA (TOPOLOGIA)
Os Hubs foram introduzidos como melhoria para topologia em anel, mais são utilizados em qualquer topologia de rede de computadores.
PROTOCOLO (S) UTILIZADO E FORMAS DE COMUNICAÇÃO
CUSTO Como são mais simples, eles tendem a custar menos por porta do que os switches.