SOBRE O NARCISISMO UMA INTRODU O
O narcisismo se transforma em patologia, ou seja, passa do estado normal para o doentio, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas, tornando-se excessivo e dificultando as relações normais do indivíduo no meio social.
Há a ideia de que há uma catexia libidinal original do ego, parte da qual é posteriormente transmitida a objetos, mas que persiste e está relacionada com as catexias objetais.
Catexias Objetais: energia psíquica que está conectada com algum objeto fora do próprio sujeito, ou à representação desse objeto na mente do sujeito.
O Narcisismo é o conceito por meio do qual, para a psicanálise, se justifica que a relação entre o ego e o organismo não seja unívoca: (.) estamos destinados a supor que uma unidade comparável ao ego não pode existir no indivíduo desde o começo; o ego tem de ser desenvolvido No Narcisismo elas existem em conjunto
Somente quando há catexia objetal pode se fazer uma diferenciação entre elas.
Os instintos auto eróticos estão presentes desde o início, sendo necessário que algo seja adicionado ao autoerotismo (uma nova ação psíquica) para provocar o narcisismo.
Os instintos sexuais estão, no inicio, ligados á satisfação dos instintos do ego, somente depois é que eles se tornam independentes destes, e mesmo então, encontramos uma indicação dessa vinculação original no fato de que os primeiros objetos sexuais de uma criança são as pessoas que se preocupam com sua alimentação, cuidados e proteção. Geralmente sua mãe, ou quem a substitua.
Esse tipo de escolha e fonte objetal é denominada do tipo anaclítico ou de ligação.
Escolha objetal Narcisica: escolhem como modelo não a sua mãe, mas o próprio eu. Procuram a si mesmas como um objeto amoroso.
Ambos os tipos de escolha objetal estão abertas a todos os indivíduos.
Um ser humano tem originalmente dois objetos sexuais: ele próprio e a mulher que cuida dele. Assim, postula-se que há a existência de um narcisismo primário em todos e que pode