Sobre o lixo
Para termos uma análise acerca do destino do lixo,precisamos entender o que vem a ser o lixo propria mente dito.O lixo é tudo aquilo que na realidade não tem mais função ou reutilização,nem mesmo pode ser reciclado.
Então,porque as pessoas ainda descartam materiais que poderiam ter outro destino? É tudo uma questão de ponto de vista e interesse:muito do que é lixo para uma pessoa,ainda pode servir para outra,e dessa forma,não seria lixo.
O lixo é decorrência da atividade humana,visto que em processos da própria natureza todas obra ou resíduo será reaproveitada.
o Lixo tóxico é todo lixo que provém de substâncias com propriedades químicas altamente nocivas ao ambiente.
Os resíduos liberados por esses tipos de lixo podem se acumular nos níveis tróficos das cadeias e teias alimentares, podendo extinguir espécies e ainda causar gravíssiomos problemas de saúde nos humanos.Todo lixo tóxico gerado deve ter um destino correto para que não fique exposto aos fatores que virão a contribuir para que aconteça uma contaminação.
Nesse tipo de lixo encontramos algumas substâncias como chumbo, cádmio e mercúrio, altamente tóxicas e nocivas à saúde. Compreende-se por lixo tóxico pilhas, baterias e agrotóxicos, dentre outros descartes das indústrias e hospitais.
As pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Contendo resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
Dentre as baterias do lixo tóxico as de carro são as mais perigosas ao meio ambiente. Em sua composição é utilizado o chumbo ácido, que, além de ser uma substância extremamente tóxica, é corrosiva.
Os agrotóxicos tambem são um sério problema, pois sua venda é livre e sem controle então não há como ter dados a respeito, por isso aumentam os perigos, pois os agrotóxicos são sérios