Sobre o comportamento organizacional analise as preposições abaixo;
Dívida nenhuma resiste a um bom planejamento financeiro. Por isso, a Boa Vista Serviços preparou dicas para você aprender a se planejar:
PLANEJANDO PARA DAR CERTO
Defina seus objetivos
Antes de fazer uma nova dívida, pense em quais são seus objetivos no longo prazo respondendo as perguntas abaixo:
a) Quanto tempo levará para conseguir o que eu quero? b) O dinheiro que eu tenho me permite assumir uma nova dívida e ainda atingir este objetivo? c) Como posso me organizar para conseguir o que quero?
Estabeleça um plano
Para que seus sonhos sejam realizados, é necessário se planejar. E um bom exemplo disso são as atitudes abaixo:
a) Estipule quais são suas as prioridades; b) Para cada objetivo pense em como você pretende alcançá-lo; c) Avalie quanto dinheiro você irá precisar para realizar seus objetivos; d) Calcule a quantia que você terá que poupar todo mês.
Um planejamento como este ajuda você a usar melhor seu dinheiro.
faça as contas
Depois de fazer o planejamento, coloque na ponta do lápis quais são seus ganhos e gastos mensais. Aí vão algumas dicas para ajudá-lo a fazer este levantamento:
1º Some todos os seus ganhos: salário líquido (já descontados os impostos), trabalhos extras, pensões e assim por diante. 2º Anote todos os gastos que você tem ao longo do mês, desde as contas de aluguel, água, luz, fatura do cartão de crédito até gastos com presentes, refeições e lazer. 3º Anote suas despesas fixas, como aluguel e prestação da casa própria ou do carro; 4º Anote suas despesas variáveis, como contas de água, luz e cartão de crédito; 5º Anote suas despesas imprevistas, como reformas, multas e medicamentos; 6º Some todos os ganhos e subtraia todas as despesas para ver o saldo. O ideal é que exista um equilíbrio entre os ganhos e os gastos.
siga o que planejou
Tão