Sobre o Aço Inox
O que é?
O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, também ligado ao níquel e molibdénio que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
As principais famílias dos Aços Inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: Ferríticos, Austeníticos, Martensíticos, Endurecíveis por Precipitação e Duplex.
Tipos de aço:
Austeníticos: Apresenta excelente soldabilidade e maior resistência à corrosão em relação aos aços dos demais grupos. Combinam o baixo limite de escoamento com o alto limite de resistência e bom alongamento, oferecendo as melhores propriedades para o trabalho a frio.
Ferrítico: Apresentam melhor trabalhabilidade e resistência à corrosão que aços martensíticos. Possuem boas propriedades físicas e mecânicas, são magnéticos e resistentes à corrosão atmosférica e a certos meios agressivos, principalmente oxidantes.
Martensíticos: São aços endurecíveis por tratamento térmico e tem a característica de serem magnéticos. Apresentam boa resistência à corrosão atmosférica quando temperados e se destacam pelos diversos graus de dureza e resistência mecânica que podem obter. A seleção dos aços martensíticos é feita em função do compromisso entre as propriedades mecânicas.
São encontrados nos formatos de tubos, chapas e barras
Acabamentos
O acabamento possui uma importante influência em algumas características do material como, por exemplo, na facilidade da limpeza e na resistência à corrosão. Há uma grande variedade de acabamentos. A definição dada a cada um deles enfrenta certas dificuldades pois, com o mesmo nome, dependendo dos fabricantes, podemos ter coisas diferentes: a composição química do banho de decapagem, a rugosidade dos cilindros de laminação, a grana e o estado das lixas utilizadas, fazem com que o aspecto superficial do material não seja o mesmo entre os diferentes fabricantes e inclusive em um mesmo