SOBRE A IMPORT NCIA DE ESTUDAR AS OBRAS DE MARX E ENGELS
Sistematicamente é anunciada e proclamada a morte do marxismo e que aqueles que acreditam, defendem e lutam para construir um novo projeto civilizatório, mais solidário e justo, estão ultrapassados.
Porém, a realidade é outra. A crise e a decadência do capitalismo promovem brutal concentração de riquezas em poucos mãos e países. A lógica da dominação imperialista reproduz o crescimento da miséria nos diferentes continentes. Provoca ao mesmo tempo, a degradação do meio ambiente e guerras em diferentes regiões. Aprofunda a desigualdade social e amplia o desemprego e o subemprego. Acentua a xenofobia, o racismo, o individualismo consumista e cria obstáculos a plena emancipação da mulher. É o capitalismo que, de tempo em tempo, demonstra que suas crises são freqüentes e inevitáveis.
Mas, apesar de toda crítica, o marxismo continua atual e é um instrumento teórico insubstituível para a análise e a transformação da sociedade contemporânea. Dispõe dos recursos analíticos e autocríticos que o capacitam a enfrentar os atuais desafios teóricos e políticos. A riqueza da obra de Marx revela sistematicamente sua vitalidade e demonstra ser inesgotável no estudo e na pesquisa em diversos campos das ciências humanas, da filosofia, da política, da economia política, da cultura, etc.
É nesse sentido que entendemos ser importante e urgente ler e estudar as obras de
Marx e Engels. Como contribuição inicial, apresentamos os textos a seguir.
Azzelini, Dario -
A GUERRA DO SÉCULO XXI OU A TERCEIRIZAÇÃO DA GUERRA
Krugman, Paul -
OS BANCOS NÃO ESTÃO BEM
Martins, Umberto -
OS FANTASMAS DE BRETTON WOODS ESTÃO DE VOLTA
Maia, Castagna -
O QUE O PETRÓLEO DO PRÉ SAL TEM A VER COM VOCÊ
Greenspan, Alan -
MUNDO SOFRERÁ NOVA CRISE FINANCEIRA
Tavares, Maria -
A CRISE FINANCEIRA ATUAL
Rupert Cornwell -
MADOFF, O VIGARISTA QUE VENDEU O MUNDO
Joffily, Bernardo
CAPITALISMO EM CRISE IDEOLÓGICA: GREENSPAN FAZ MEA CULPA