Sobre a Crise na Crimeia
Atualmente a crise política na Ucrânia vem se destacando nos noticiários em todo o mundo, tal crie se deve insatisfação de grande parte da população ucraniana com a influência histórica que a Rússia exerce sobre a Ucrânia. Em novembro de 2013 na Ucrânia iniciou-se uma onda de protestos causados pela não assinatura de um tratado de livre-comércio comércio entre a Ucrânia e a União Europeia. Após o governo ucraniano ter adiado o acordo com a U.E. e feito um pacto com a Rússia por um pacote que incluía a ajuda de US$ 15 Bilhões e redução no preço do gás vindo da Rússia, milhares de pessoas tomaram as ruas ucranianas e derrubaram o presidente Viktor Yanukovych, logo após isso moradores da fronteira também se rebelaram, porem esses se colocaram a favor da Rússia.
- Movimento Separatista
A região leste da Ucrânia povoada por povos com grandes vínculos com a Rússia, grande parte das pessoas quer habitam essa região falam russo e tem descendência russa, o chamado movimento separatista pró-Rússia vem literalmente lutando contra o governo interino da Ucrânia pela independência desses territórios. A Rússia estaria apoiando esses grupos militarmente, após um avião comercial ter sido supostamente abatido por um grupo separatista usando armamento russo. A U.E. que necessita do gás que vem da Rússia tenta tomar uma posição a favor da Ucrânia sem quebrar as relações com a Rússia, ao contrário do E.U.A que vem adotando várias sanções contra a Rússia que mantem uma quantidade significantes de militares na fronteira com a Ucrânia.
- Importância Mundial Dessa Crise
A crise na Crimeia representa uma grande importância mundial principalmente por ela ser uma região muito estratégica para a Rússia. A região é um território ucraniano semiautônomo e com grande influência russa, 60% da sua população falam a língua desse país, o que demonstra uma grande ligação com o mesmo.
Economicamente, o território da Crimeia representa um valor alta para a Rússia, o