sobre a africa!
Em meados do séc. 15, os reinos europeus estavam preocupados com a expansão territorial. Para conquistar novas terras eles invadiram em navegação.
No ano de n1415, os portugueses conquistaram Cueva no norte da África, nessas terras, eles encontraram homens e mulheres que exerciam os mais diferentes vividos, viam procuradores.
Homens e mulheres de vários lugares da África foram tirados de suas terras e levados a força para os navios negreiros.
Os navios, onde morriam muitos escravos não traziam apenas homens e mulheres escravizados. Havia em seus povos muito medo de reagir e enxergar a vida. Além das tristezas e saudade, essas embarcações tinham outras maneiras de falar, rir e contar histórias, alegrias e outros ritmos.
Durante o século XVI, os escravos vinham da Costa de Guiné, que abrange atualmente Senegal, Gambia, Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa. Eram levados para Pernambuco, Bahia, Maranhão e Grão-Pará.
No século XVII, a principal região onde o trafico passou e ser a Costa de Angola, o Gabão, e Congo-Brazziville, o Congo-Kinshasa e Angola. E eles foram encaminhados para o Maranhão e o Grão-Pará, Rio Grande do Norte e da Bahia.
Depois de epidemia de Variola na Costa da Angola, que causou uma perda populacional na região importante, e o trafico consertou-se na chamada Costa da mina, porque ali os portugueses fundaram no ano de 1482 uma fortaleza com o nome de São Jorge da Mina.
No decorrer do século XVII o fumo produzido na Bahia era uma das principais mercadorias de troca por escravos Africanos vindo de portos de Lagos e porto-novo desembarcava na Bahia, RJ, SP, Pernambuco, no Grão-Pará e no Maranhão. Mas ainda assim é importante notar que homens e mulheres continuavam sendo trazidos da Costa de Angola para todo Brasil.
Em 1850, foi assinada a lei Eusébio de Queiroz, eu proibia o trafico de escravos. Ele