Teoria estruturalista
È a visão que a Teoria Estruturalista tem. Que é a interação e ampliação da estrutura formal, porém integrando uma abordagem mais humanística. Ou seja, é a síntese da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas tentando integrar as duas, numa perspectiva crítica.
Reconhece a importância do elemento humano e o pensamento racional para gestão da empresa.
A maior das vantagens que a Teoria Estruturalista trouxe para a Administração foi que a empresa passou a ser vista como ambiente aberto, que sofre influência de fenômenos externos. Necessitando assim de reavaliar constantemente seus objetivos para adaptá-los ás alterações do ambiente interno e externo.
2 - Quais foram os principais aspectos abordados e ampliados pela Teoria Estruturalista da Administração?
A Teoria Estruturalista focaliza o “Homem Organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter: - Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
- Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
- Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
- Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
Dentro da organização social, as pessoas ocupam certos papéis. Papel significa um conjunto de