sobre Tendinite de Punho
É um mal que acomete, muito, as pessoas que trabalham com computador e com movimentos repetidos (é o que computador provoca!). Entender o que é essa patolgia, como ela age, como pode se evitar e o tratamento facilita a vida de possíveis “vítimas”.
A tendinite nada mais é do que a inflamação dos tendões que realizam o movimento do punho e dos dedos. Os tendões localizados na região posterior do punho passam, cada um, por um trajeto estreito, que lhes confere precisão nos movimentos. Na parte palmar, os tendões flexores dos dedos passam todos em um túnel comum, o túnel do carpo (já ouviu falar de tendinite do túnel do carpo?). É o tipo de tendinite mais comum nessa região. Esses trajetos são chamados de túneis e são preenchidos por uma camada fina de lubrificante, o líquido sinovial, responsável pelo deslizamento dos tendões. Quando existe inflamação também nos túneis, temos as tenossinovites.
Os fatores que podem gerar essa lesão são:
- sobrecarga no esporte (tenistas, por exemplo, sofrem as vezes com dores no punho quando jogam muito);
- erros na hora de escrever no computador (como digitar sem apoiar o cotovelo, por exemplo);
- doenças reumáticas (alguns tipos de reumatismos podem predispor ao aparecimento da lesão);
- sobrecarga no trabalho braçal (isso ocorre muito em metalúrgicos, costureira, entre outras profissões onde o uso das mãos em movimentos repetitivos é necessário);
- estados de depressão e ansiedade (são dois fatores muito importantes, que geralmente vêm associados nas formas crônicas da lesão);
O principal sintoma dessa tendinite é a dor na região do punho, principalmente ao movimento. Logo, ficar em repouso melhorá essa dor, mas não fará com que ela desapareça, infelizmente. Há a possibilidade de ter aumento do volume do punho, o inchaço, devido ao acúmulo de líquido nas tenossinovites.
Geralmente o diagnóstico é feito quando o médico examina o paciente e identifica a dor no trajeto dos tendões.
A confirmação do