Sobre politica
Na atualidade, a grande maioria já nasce fazendo parte de uma Nação, um grupo de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, adquirindo os mesmos costumes, e adotando a mesma religião; o que podemos chamar-se de “povo”, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião e língua. Todavia, a característica principal de uma nação, é o vinculo que une estes indivíduos, determinando entre eles essa convicção de querer viver em coletivo, portanto, o sentido de nação não se anula, mesmo que, esta seja fracionada em vários Estados, ou ao contrario, onde varias nações formam um Estado.
O Estado, grifado com a letra maiúscula, é uma forma política, uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei suprema é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo soberano. Estado soberano é sintetizado pela máxima “Um governo, um povo, um território”.
A Constituição, que pode ser, ou não, um documento escrito, é um conjunto de normas de governo que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. Podendo ser, flexível, quando não determina em seu texto nenhum requisito para a sua alteração, deste modo, rígida é a constituição que determina procedimentos especiais e solenes para a sua modificação.
Brasil, como Estado – Nação, por um período tinha o seu território dividido em províncias, que após a proclamação da república, em 1889, tornaram-se