Sobre politicas publicas
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Administração Pública
Nome do aluno: Valmir Jardim - 02 de Agosto de 2009
1) Retome agora a sua primeira aproximação, que denominamos “Noções preliminares” sobre “Estado”, “Política” e “Políticas Públicas”, que você realizou na introdução à nossa disciplina, acrescente a elas o que você aprendeu até aqui nas três primeiras unidades já estudadas e responda:
Para responder as perguntas abaixo, é necessária uma introdução sobre os seguintes conceitos:
Introdução:
- Estado: É um conjunto de instituições encarregadas do monopólio do uso da violência. É uma organização, embora possa ser caracterizado como um conjunto organizacional, já que agrega diversas organizações. É uma estrutura política e organizacional formada pelos seguintes elementos ou partes, poder político soberano, um povo, que se organiza de modo a formar a sociedade, um território, ou seja, uma base física sobre a qual se estende a jurisdição do poder soberano e um governo, através do qual se manifesta o poder soberano do Estado. É um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público.
- Política: Definição dos clássicos é o estudo das atividades humanas referente ao Estado; Definição dos antigos é arte de governar gerar o destino da Polis (cidade, urbano, civil etc). É a atividade humana ligada ao Poder, conjunto de atividades que tem como forma o Estado. Do ponto de vista Cientifico, é o processo político, atos ou instituições que definem polemicamente uma ordem vinculadora da convivência que realize o bem Publico. Política significa a ciência do Estado, ou, doutrina do Estado. Esse entendimento não quer restringir a política às esferas governamentais, mas sim a um entendimento do Estado enquanto expressão da vida política da sociedade, por significar as relações da população com o próprio Estado. É através da política que o Estado se expressa.
-