Sobre Olinda
Olinda
História
Monumentos
Restaurantes
Compras
Lazer
Negócios e Eventos
Olinda
Seu destino é Olinda? Então coloque no fundo da mala o casaco, o relógio e o “aperreio”! Agora, vista sua roupa mais leve, coloque sua sandalinha de dedo ou seu chinelão de trekking e vamos lá!
Conhecer Olinda é subir e descer ladeiras seculares, é sentir no rosto a brisa leve e morna e se deslumbrar com o quadro natural que mistura azul do céu, os verdes do mar e das árvores.
Olinda é isso e muito mais: arte, cultura, música, gastronomia, negócios... e um bem-estar que só vindo pra saber.
Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.
Olinda é uma cidade que fica a 6 km do Recife, que é a capital do Estado de Pernambuco. Olinda foi fundada pelos portugueses em 1537, ocupada pelos holandeses de 1630 a 1654, resgatada pelos portugueses. O centro histórico tem cerca de 70 hectares e está sobre 7 colinas.
Olinda é uma compacta cidade colonial, de ladeiras e ruas de pedras repleta de tradicionais mercados para compras.
Olinda tem notáveis exemplos de arquitetura do século XVI, XVII, XVIII e XIX incluindo a Basílica e Mosteiro de São Bento, fundado pelos monges em 1582. Em Olinda surgiu a primeira Faculdade de Direito e o movimento para a Declaração da Abolição da Escravatura. Na cidade vizinha Recife, a primeira sinagoga das Américas foi fundada em 1654, no período do Conde Maurício de Nassau. Em Olinda existem muitas casas do século XVII com sacadas, pesadas portas e brilhantes pinturas nas paredes. Em Olinda encontramos várias opções de lazer, de gastronomia e compras.
Voltar ao topo
História
Diz um mito popular diz que o nome Olinda teria a sua origem numa exclamação do português Duarte Coelho, o primeiro donatário da Capitania de Pernambuco: "Oh, linda situação