sobre empreendedorismo social
Disciplina: Empreendedorismo Social.
Docente: Prof. Jorge Flavio Ferreira
Tarefa Individual 1: pesquisar o que é e o que não é Empreendedorismo Social.
Empreender é, segundo dicionário online, “a capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas”. Em outras palavras, é a habilidade de enxergar novas oportunidades e necessidades e concretizá-las.
O fenômeno do empreendedorismo tem sido muito difundido no mundo há vários séculos, muito embora esse termo específico seja relativamente recente. Um empreendedor, segundo Schumpeter (1949), “é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.
Os empreendedores são as pessoas que revolucionam o mundo, pois mudam drasticamente o cenário socioeconômico da região em que estão inseridos, ou até mesmo atingem alcance maior, com ideias de uso global – exemplos disso foram os adventos do avião, o primeiro animal clonado, o mapeamento do genoma humano.
Há quem acredite que o empreendedorismo é uma característica inata à pessoa – ou seja, que ela simplesmente nasce com espírito empreendedor ou não –, porém esse mito já foi derrubado, uma vez que as características de muitos casos de empreendedores de sucesso foram mapeadas. Para obter sucesso, um empreendedor deve possuir qualidades técnicas – como know-how na área de atuação, saber liderar e trabalhar em equipe –, gerenciais – como saber desenvolver controlar as ações da nova empresa, tomar decisões e ser bom negociador –e pessoais – como ser disciplinado e estar disposto a correr alguns riscos, desde que calculados e com fundamento em estudos.
Há diversas formas de empreendedorismo, e os empreendedores surgem por motivos múltiplos – desde necessidade por estar desempregado até vontade de melhorar a sociedade e o contexto em