SOA - Service Oriented Architecture
Professor: Rodrigo Cezario da Silva
Aluno: Jonatan Carlos Vieira
Matéria: Interoperabilidade
SOA - Service Oriented Architecture
SOA tem como conceito possuir uma arquitetura corporativa, que permite criar, padronizar, documentar serviços genéricos, únicos e interoperáveis, que possam de maneira fácil, ser reutilizados por diversas aplicações diferentes. Não precisando desenvolver novamente, tornando o processo de desenvolvimento mais ágil.
Atualmente as empresas estão adaptando pela arquitetura SOA, para exporem e consumirem serviços, implementados na forma de Web Services. A orientação a serviço é uma abordagem para organizar recursos distribuídos de TI em uma solução integrada que distribui e seleciona diversas informações, maximizando a agilidade dos negócios. SOA possibilita também o fornecimento de uma nova geração de aplicações dinâmicas. Um serviço composto de vários outros pequenos serviços, todos eles unidos buscando uma resposta ao serviço solicitado pelo usuário. A conclusão é alto desempenho, agilidade e a diminuição de custos para as empresas que utilizam essa abordagem tornando-as um nível superior.
A preocupação em implementação dessa arquitetura é a questão da segurança. Como SOA permite a partilha de informações e processos entre organizações foram introduzidas novas formas de interação entre os componentes da arquitetura, surgindo também novos tipos de ataque aos sistemas. Uma empresa que necessite de implementar uma arquitetura SOA com exposição dos seus Web Services para o exterior, devem também implementar as medidas de segurança mais adequadas para não colocar em perigo a restante da infraestrutura interna. Outros problemas que o SOA demonstra é sua Complexidade, pois sua grande quantidade de serviço deve ser gerenciada, problemas como queda de rede pode causar problema no serviço.