SO questões aula 05
R: É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários, suas aplicações, além do próprio sistema operacional. 2 - O que são instruções privilegiadas e não privilegiadas? Qual a relação entre as instruções e seus modos de acesso?
R: Instruções privilegiadas são instruções que só devem ser executadas pelo SO ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema. As instruções não-privilegiadas não oferecem risco ao sistema. Quando o processador trabalha no modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções não-privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções, enquanto no modo kernel ou supervisor a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador. 3 – Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo
R: Sempre que um programa necessita executar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma chamada de sistema (system call – mecanismo para o controle de execução de rotinas do SO), que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo de acesso retorna para o modo usuário.
4 - Como o kernel do sistema operacional pode ser protegido pelos mecanismos e modos de acesso?
R: O Kernel pode ser protegido pelo modo usuário, pois todos os comandos não privilegiados podem ser executados. Todos os aplicativos são executados no modo usuário, e enviam as instruções para o modo kernel que avaliam a segurança e garantia da execução protegida de cada “system call”.
5 - Por que as rotinas do sistema operacional possuem instruções privilegiadas?
R: Porque o sistema operacional controla tudo, somente ele tem a autonomia de dizer o que está certo ou errado, e assim ele mesmo é responsável por qualquer situação de risco