SNP Array
É uma técnica de análise de genes em grande escala,eficiente em fornecer uma visão global na busca por perfis de expressão gênica ou análise de genômica funcional,sendo amplamente utilizada em pesquisas genéticas laboratoriais.
-1989:Primeiro protótipo do Genechip(chips de nylon,plástico ou vidro que contem os oligonucleotideos, para análise de DNA Microarrays,) pela Affymetrix(empresa americana que fabrica DNA microarrays)
-1994:Primeiro Genechip Affymetrix comercializado
-1994:primeiro cDNA arrays (usado cDNA ao invés de RNA)foi desenvolvido na universidade de Stanford
-1994:primeiro Scanner-Affymetrix(detecta a luminescência proveniente da complementariedade entre as sondas e o cDNA ou RNA analisado) comercializado
-1996:comercialização de arrays
-1997:Genoma-amplo monitoramento da expressão na S. cerevisiae O que são micro arrays? são micro arranjos de DNA dispostos em um suporte sólido, geralmente um vidro especial, com tamanho semelhante com uma lâmina de microscópio óptico. Esta recente tecnologia, que ainda não é muito difundida no Brasil, permite analisar um grande volume de dados simultaneamente, sendo uma técnica poderosa na análise prévia da composição genômica de determinado organismo ou traçar um perfil da expressão gênica deste genoma em determinado momento.
Basicamente, eles são constituídos de uma lâmina de vidro (geralmente) onde estão aderidos oligonucleotídeos de DNA fita simples de aproximadamente 50 a 70 pb. Cada oligonucleotídeo possui uma seqüência representativa de um determinado gene. Ainda, cada oligonucleotídeo está aderido em um ponto específico do slide (microarray), conhecido como spot. Uma único slide pode conter dezenas ou até centenas de milhares de spots, cobrindo assim um determinado genoma inteiro. Para a sua construção, o genoma de interesse é primeiramente seqüenciado e então um oligonucleotídeo de DNA fita