Biologia Molecular
Goiânia, 25 de junho de 2014Aluna: Tainara Ribeiro de Souza
Matéria: Biologia Molecular
Professor: Luis Artur
Resumo de Artigo: O fator de ligação do DNA Hmg20b é um repressor de diferenciação da eritroide.
A eritropoese é um processo de desenvolvimento multi passos que começa com células hematopoéticas pluripotentes na medula óssea e culmina com a libertação de reticulócitos nucleados e hemoglobinizados na circulação. Progenitores de eritroides sofrem expansão massiva e passam por severos passos de diferenciação incluindo os estágios de proeritroblasto morfologicamente reconhecível, eritroblasto ortocromático e basofílico. Esses passos finais envolvem uma série de três a cinco divisões celulares de diferenciação específica antes das células entrarem na maturação final eritrocítica.
Estudos sobre eritropoese tem revelado a base da regulação gênica tecido específica na qual fatores de transcrição e complexos de modificação da cromatina tem o maior papel.
Em eritroblastos, o complexo repressor CoREST é recrutado para direcionar promotores pelo fator de transcrição Gfi1b, levando à repressão de genes envolvidos principalmente na diferenciação da eritroide.
Hmg20b é uma subunidade de CoREST, mas o seu papel na eritropoese ainda não foi estabelecido.
Foram realizados experimentos “knockdown” (derrubada) em uma linhagem de células de um fígado fetal de rato que tinham a capacidade de diferenciação, e em células primárias do mesmo; e a partir desses experimentos, foram determinados os efeitos sobre a expressão dos genes. Depois do trabalho, eles fizeram análise em microarranjo para investigar as mudanças globais da expressão dos genes induzidas por Hmg20b. A análise funcional foi realizada em Hrasls3, um gene alvo de Hmg20b.
Foi mostrado que a depleção de Hmg20b induz a diferenciação espontânea. Para identificar o destino dos genes afetados por Hmg20b, eles submeteram as células de genes afetados à técnica de microarranjo (DNA